

Quem Somos
A Saturnema Filmes é uma produtora audiovisual baiana que se destaca por sua equipe 100% negra e pela produção de cinema de gênero, como ficção científica, terror e fantasia. Gerida pela cineasta Ana do Carmo e pela produtora executiva Rubian Melo, talentos do Projeto Paradiso, a Saturnema tem como objetivo principal dar visibilidade às narrativas negras, explorando temas como identidade, ancestralidade e resistência. Desde 2016, a produtora acumula mais de 30 prêmios, sendo destaque na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Editora Globo) como uma das 30 empresas gerenciadas por mulheres que estão fazendo a diferença no Brasil.
​
Realizou curta-metragens selecionados para mais de 30 festivais e exibidos em mais de 10 países, como 'A Mulher no Fim do Mundo' (Los Angeles Brazilian Film Festival) e Nevrose (Atlanta Women's Film Festival). Foi premiada em laboratórios como o Festival Guiões (Portugal), BrLab Features, Nordeste Lab, Nicho 54, Festival Cabíria e FRAPA (maior o concurso de roteiros da América Latina). Foi selecionada para o working de co-produção internacional Produire au Sud (França), Lab Varilux (Brazil/France) e participou de eventos de mercado internacionais como a Marché du Film (Cannes), EFM (Berlinale), SXSW (Texas), PLOT (Portugal), FIN Partners (Canadá) e AFM (Los Angeles).
​
​Realizou produção local nos longa-metragens 'Insubmissas' da Daza Filmes (Festival do Rio; Festival Mix Brasil; Festival de Vitória; Sibiu International Theatre Festival na Romênia e destaque na Vogue Cultura) e no longa-metragem documental 'Anna Borges do Sacramento', uma co-produção Brasil-Espanha premiada no Encuentro Internacional de Industria Documental Conecta (Chile). ​Atualmente, está em fase de pré-produção do longa-metragem de sci-fi 'Sol a Pino', com distribuição da Vitrine Filmes. Assina também co-produção com a Malu Miranda Produções na realização de um longa-metragem de terror, com previsão de filmagem para 2026 e com distribuição da Imagem Filmes.
​
A produtora criou o selo criativo Películas Negras que, além de ser um laboratório audiovisual para novos cineastas com duas edições realizadas, também atua como um núcleo criativo de desenvolvimento de projetos de ficção, com foco em cinema de gênero e talentos negros.

Ana do Carmo
Diretora e Roterista
Nós!
BLACK TO THE FUTURE
​
Cinema baiano, negro e brasileiro, em qualquer mundo!

